Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP vacina 37% dos idosos com doenças crônicas no 1º dia da campanha

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde mostra grande adesão dos idosos com doenças crônicas à campanha contra Gripe A H1N1. Até as 14h do dia 24, primeiro dia desta nova fase, foram vacinados 335.810 idosos, o que corresponde a 37% da população maior de 60 anos que precisa ser imunizada. Ao todo, mais de 9 milhões de pessoas já foram vacinadas no Estado. A quarta etapa, para pessoas com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, vai até o dia 7 de maio.

Mais de 849 mil das crianças de 6 meses a um ano e 11 meses foram imunizadas. Outros 2 milhões de portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos, 352 mil grávidas e mais de 689 mil profissionais da saúde também já se vacinaram. A imunização dos indígenas já bateu os 100% da meta.

 Os pacientes crônicos, crianças de seis meses a um ano e 11 meses, gestantes e pessoas de 20 a 29 anos também podem procurar os postos de saúde para serem imunizados. A vacinação continua para estes grupos.

 "Os números mostram que a campanha ganhou nas diversas faixas da população que precisa ser imunizada, como grávidas e portadores de doenças crônicas. É importante que as pessoas procurem os postos de saúde e se protejam do vírus da gripe.", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

Doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação:

1 - Doença Respiratória Crônica (ex. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Asma Grave)

2 - Doença Cardíaca crônica com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (ex. Cardiopatias congênitas, Insuficiência cardíaca, pacientes com seqüelas por Febre reumatóide)

3 - Doença Cerebrovascular (ex. Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, com alterações permanentes)

4 - Doença Neurológica (ex. Paralisia cerebral, distrofia muscular)

5 - Doença Hepática crônica (ex. cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática, hepatite crônica em tratamento antiviral)

6 - Doença Renal Crônica (ex. Paciente com insuficiência renal crônica em diálise)

7 - Doença metabólica (ex. diabetes em uso de medicamentos, obesidade grau III - antiga obesidade mórbida)

8 - Doença Hematológica (ex. anemia falciforme)

9 - Imunodeficiências (ex. HIV/Aids, Câncer)

10 - Outras condições (ex. Síndrome de Down)

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado