Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Emílio Ribas realiza 1ª operação com prótese de quadril de última geração em paciente com HIV

Foi realizada nesta terça-feira, com sucesso, a primeira cirurgia de Artroplastia Total de Quadril com componentes de cerâmica, de última geração, em paciente soropositivo. A cirurgia foi realizada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em uma parceria entre o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids e o Hospital das Clínicas de São Paulo, unidades da Secretaria de Estado da Saúde.

A cirurgia torna-se necessária quando ocorre necrose avascular da cabeça do fêmur. Quando o caso se agrava, há sério comprometimento da mobilidade do paciente, além de provocar dores fortes e constantes. Com a colaboração, abre-se a possibilidade para que o Emílio Ribas possa realizar até uma cirurgia por semana dessa natureza. No último dia 3 de setembro, o CRT-DST/Aids efetuou a compra de 12 próteses de cerâmica. O custo médio da prótese é de R$ 20.000.

"Essa cirurgia é fundamental para recuperar a qualidade de vida desses pacientes soropositivos. Com ela, eles saem de um estágio de limitações totais para a recuperação de sua mobilidade. Queremos estabelecer uma média de uma cirurgia por semana no Emílio Ribas", afirmou o médico David Uip, diretor do instituto de infectologia. A cirurgia foi realizada pela equipe do professor Gilberto Luis Camanho, da Faculdade de Medicina da USP.

A ocorrência de necrose avascular em pacientes soropositivos em uso de terapia antirretroviral é de 4%, uma prevalência 20 vezes maior do que na população em geral. "Dor articular, diminuição da amplitude da articulação e limitação dos membros inferiores são sintomas freqüentes nos pacientes que apresentam essa doença" afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado