Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Insatisfação com tamanho do pênis afeta 50% dos adolescentes

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde apontou que a insatisfação com o tamanho e/ou aspecto do pênis é uma das principais queixas entre os adolescentes. Outra dúvida freqüente é relativa à anticoncepção, que também gera questionamentos entre as meninas. O balanço foi realizado com base nas ligações do Disque Adolescente. Ao todo, de janeiro a agosto deste ano, o serviço recebeu 954 ligações. Desse total, 796 foram do sexo feminino e 154 do masculino.

Entre as meninas, a principal dúvida é relativa à anticoncepção, somando 26% das ligações das adolescentes. Já entre os meninos também foram freqüentes alguns questionamentos sobre anticoncepção e questões orgânicas.

Do total de ligações, tanto de meninos quanto de meninas, 191 são de adolescentes que manifestaram receio de engravidar devido a relação sexual sem proteção, 257 tinham dúvidas relativas à proteção, 65 com questionamentos sobre DST/AIDS/HPV e 160 com dúvidas obstétricas. As demais ligações abordavam diferentes temas como desejo de engravidar, ejaculação precoce, sexo anal, primeira relação sexual, entre outros.

"É curioso observarmos como essa questão do tamanho do pênis gera conflitos internos com esses meninos, além de ter o fator do medo de falhar no momento da relação devido à essa preocupação excessiva que eles tem", avalia Mônica Paoletti, coordenadora do serviço.

O Disk Adolescente é um programa da Secretaria e da Casa do Adolescente de Pinheiros. O objetivo é atender jovens dos 13 aos 20 anos que tenham algum tipo de dúvida. Uma equipe formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais e médicos está pronta para atender os adolescentes que ligam em busca de orientação.

O Disque Adolescente funciona de segunda à sexta-feira, das 11 às 14h no telefone (11) 3819-2022.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado