Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Higiene do sono trata crianças com distúrbios na hora de dormir

Para tratar distúrbios do sono em crianças, o Laboratório de Estudos do Sono do Hospital Infantil Cândido Fontoura, da Secretaria de Estado da Saúde, vem aplicando com sucesso a higiene do sono. A prática leva à adequação da rotina de crianças e adolescentes, não apenas durante a hora de dormir, mas também durante o dia. A maioria das crianças e adolescentes que procuram o serviço são meninos e apresentam distúrbios respiratórios. O laboratório atende atualmente 63 crianças de 04 a 10 anos.

Dessas crianças, 43 são meninos e 23 meninas. Os distúrbios do sono mais freqüentes entre as crianças e adolescentes são: queixa de ronco, pernas inquietas, apnéia do sono, alergia respiratória, sono agitado e queixas de insônia. As queixas de ronco estão presentes em 50% dos casos.

Em todos os casos em que foi aplicada, a higiene do sono levou à cura do paciente. "A higiene do sono muda toda a rotina da criança e educa o sono. Até as notas dessas crianças na escola melhoraram. E se é detectado algum outro tipo de problema no jovem, o hospital marca consulta com um profissional da especialidade exigida, como psicólogos e fonoaudiólogos", afirma Clarisse Potasz, fisioterapeuta ocupacional e chefe de reabilitação do Hospital Infantil Cândido Fontoura, maior unidade hospitalar infantil do Estado de São Paulo.

Quando a criança ou o adolescente chega com queixa na unidade, é encaminhada para o Laboratório do Sono. Lá é feita a identificação do tipo de problema, com os pacientes sendo encaminhados para exames, como polissonografia. Entre as crianças atendidas, 31 tinham queixa de ronco, 1 de pernas inquietas, 10 de apinéia do sono, 18 de alergia respiratória e 3 se queixavam de insônia.

Higiene do Sono

Esse tratamento é utilizado para corrigir a rotina do dia ou do sono da criança ou adolescente. Entre as orientações dadas, está a definição do horário de dormir, que deve estar sempre de acordo com o horário de acordar. Crianças menores, que ainda não vão à escola, por exemplo, devem dormir de 10 a 11 horas diárias; crianças que seguem horário escolar, de 8 a 9 horas; e adolescentes, de 7 a 8 horas.

Também entra no processo de higiene do sono a adequação do quarto da criança. Ele deve ser escuro durante a noite e ter uma boa ventilação. É preferível que não tenha televisão ou computador, pois eles estimulam o cérebro e dificultam o sono do paciente que já tem dificuldades para dormir. É recomendável que a criança durma em sua própria cama.

Além disso, devem ser evitados alimentos pesados no período de no mínimo duas horas antes do sono. Durante o dia, bebidas que contenham cafeína (refrigerante, café e alguns chás) devem ser evitadas. Durante a noite, elas devem ser proibidas. A preferência, antes de dormir, deve ser para alimentos que sejam ricos em triptofano, como o leite.

O Hospital Infantil Cândido Fontoura fica na Rua Siqueira Bueno, 1.757 - Água Rasa - São Paulo.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado