Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Sexo desprotegido é causa de 78% dos casos de Aids em SP

Novo balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta que o sexo sem proteção respondeu em 2008 por 78,8% dos casos de Aids em pessoas maiores de 13 anos notificados pelos serviços de saúde no Estado de São Paulo. Já o uso de drogas injetáveis respondeu por 6,7% do total. Outros 14,2% estão em investigação sobre a forma do contágio, e 0,3% dos casos foram de transmissão vertical (mãe para filho).

Entre os homens heterossexuais os casos de HIV responderam por 45,4% do total, e por 33,5% entre os homens que fazem sexo com homens (homossexuais ou bissexuais). Já entre as mulheres, 83,4% dos casos de Aids atingiram as heterossexuais.

Em 2008, foram notificados ao todo 5.012 casos de Aids no Estado. A faixa etária com maior incidência de HIV continua sendo a de 30 a 39 anos de idade, com 26,2 casos por 100 mil habitantes, seguida pela de 40 a 49 anos, com 24,0.

"Os números reforçam que, para se proteger da Aids, o mais importante é usar a camisinha em qualquer relação sexual. O fato de hoje haver medicamentos que possibilitam maior sobrevida dos portadores de HIV não deve diminuir os cuidados com a prevenção. Não se pode brincar com coisa séria", diz Maria Clara Gianna, diretora do programa estadual de DST/Aids.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado