Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Favela do Heliópolis ganha maior ambulatório de SP

A maior favela da cidade de São Paulo ganha nesta quarta-feira, 9 de dezembro, um super-ambulatório médico com capacidade para 416 mil consultas com especialistas e 15,9 mil cirurgias por ano. O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Heliópolis faz parte de um novo modelo de atendimento da Secretaria de Estado da Saúde que reúne consultas, exames e pequenas cirurgias em um só local, agilizando o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. O investimento foi de R$ 20,4 milhões.

Com 16 mil metros quadrados de área construída, o AME Heliópolis será o maior do Estado e o primeiro centro ambulatorial do Brasil a contar com serviço de ressonância magnética, de extrema importância no diagnóstico de patologias neurológicas e osteomusculares, entre outras. Serão seis salas de cirurgia, 12 leitos de recuperação pós-anestésica, 24 leitos de hospital-dia e 45 consultórios, além de equipamentos de ponta como ultra-sonografia endoscópica.

No novo ambulatório os moradores da comunidade terão acesso a consultas nas mais diversas especialidades médicas como cardiologia, urologia, cirurigia ginecológica, cirurgia pediátrica, além de exames como mamografia, tomografia, biometria ultrassônica e retinopatia.

A humanização também estará presente em diversas ações do AME, que contará com serviço de transporte leva-e-traz para pacientes, atendimento especializado para idosos, entre outros programas. Torpedos por celular também serão utilizados para confirmar e alertar os pacientes sobre a aproximação da data de suas consultas. Nem mesmo o meio-ambiente ficou de fora do projeto: 1,2 mil mudas de árvores foram plantadas ao redor do ambulatório.

“O AME Heliópolis é um marco no atendimento à comunidade. Ele agrega, num só lugar, o que há de mais sofisticado em tratamento médico ambulatorial a um atendimento humanizado. A população ganha tanto em qualidade quanto em facilidade de acesso à saúde pública”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

Casa do Adolescente

Anexa ao AME, a Casa do Adolescente de Heliópolis dá a jovens de 10 a 20 anos a oportunidade de debater sobre cidadania e saúde. Médicos, psicólogos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, assistente social e educador físico prestam um atendimento exclusivo aos jovens, por meio de atividades grupais, oficinas, palestras e consultas médicas e odontológicas. O objetivo é a prevenção por meio da informação. Os adolescentes têm à disposição oito especialidades médicas selecionadas de acordo com as necessidades sociais. Os atendimentos acontecem nos seis consultórios médicos e um odontológico.

Há ainda 12 grupos formados para atividades não-médicas, como os de discussão sobre sexo, de gestantes e de pais e acompanhantes. Com 554m² de área construída, o espaço conta com campo de areia, playground e quadra poliesportiva para recreação. A estrutura fica à disposição da comunidade aos finais de semana.

Para serem atendidos, os jovens não necessitam da presença dos pais. Estes são chamados quando há necessidade de autorizar procedimentos médicos considerados invasivos. A Casa do Adolescente faz parte do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria.

O AME Heliópolis fica na avenida Almirante Delamare, 1534.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado