Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Doações de leite materno chegam a cair pela metade na época do Natal e Ano Novo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo convoca as mamães que estiverem amamentando para serem doadoras voluntárias de leite materno. As interessadas devem entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residência. Durante as Festas de Final de Ano e o período de férias, as doações caem entre 20% e 50%.

Todas as interessadas devem fazer um pré-cadastro e passar por uma coleta de exames e avaliação médica. Estando apta para se tornar uma doadora, o banco de leite passa a retirar as doações na casa da doadora.

A mãe doadora recebe toda a orientação necessária para fazer a ordenha em casa e armazenar o leite de maneira correta. “Nesta época, as doações caem porque as doadoras viajam para passar o Natal e Ano Novo. O intuito da doação é também incentivar e sensibilizar as novas mamães a se tornarem doadoras voluntárias”, diz Maria José Guardia, coordenadora dos bancos de leite do estado.

Greice Lopes Clemente Constantino é doadora desde setembro deste ano e doa o seu leite excedente toda a semana para o Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros. “Eu tinha muito leite e procurei na internet onde poderia doar, encontrei o telefone do Leonor, liguei e recebi toda a orientação que precisava. A equipe veio até a minha residência, fez exames e triagem e logo retornaram à minha casa para coletar o leite”, conta Greice.

A doadora também diz que não custa nada tentar ajudar as mães que não têm condições de amamentar os seus bebês. “Esta é a forma que encontrei para tentar ajudá-las”, completa Greice.

No estado existem 50 centros especializados para coleta excedente de leite materno. A doação de leite humano, além de ajudar as crianças, beneficia também a própria doadora, que reduz o risco de câncer de mama e ovários, previne a osteoporose e volta ao peso mais rapidamente.

As mulheres consideradas potenciais doadoras devem estar em período de amamentação, ter boa saúde, não usar nenhum medicamento, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, não utilizar nenhum tipo de drogas e ter os exames sorológicos do pré-natal em dia.

O leite materno doado é pasteurizado, submetido a controle de qualidade e distribuído aos bebês impossibilitados de receber o leite do seio da mãe. Por conter as propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, o desenvolvimento dos recém-nascidos ocorre mais rápido.

A lista com todos os bancos de leite do estado está no site www.fiocruz.br/redeblh.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado