OUVIDORIA DA SECRETARIA DA SAÚDE DE SÃO PAULO

A A A Tamanho do texto

OUVIDORIA CENTRAL SES/SP

     As Ouvidorias são unidades de importância estratégica para a gestão do Sistema Único de Saúde - SUS, possibilitando o diálogo entre o cidadão e as diferentes instâncias da gestão pública. O serviço de Ouvidoria contribui para a participação do cidadão na avaliação da qualidade dos serviços e no aperfeiçoamento gradual do sistema de saúde, além de promover a cidadania.

 

     Pensando no fortalecimento deste importante canal de comunicação, criou-se em dezembro de 2012, um Grupo de Trabalho - GT, formado por representantes do Gabinete do Secretário da Saúde, da Humanização e da Ouvidoria, para pensar em como reestruturar a Ouvidoria no âmbito da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo.

 

     Em 2013 uma nova equipe começou a ser formada para iniciar esse projeto de Reestruturação, onde consideramos a legislação vigente, as experiências acumuladas dos serviços de Ouvidoria, a necessidade de ampliar a participação dos cidadãos na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS e a possibilidade de avaliação contínua da qualidade das ações e dos serviços prestados pelo SUS no âmbito do Estado de São Paulo.

 

         Adequamos o Plano proposto pelo GT, às necessidades atuais do Serviço de Ouvidoria Central SES/SP de apoiar e acompanhar de forma sistemática o funcionamento dos serviços de Ouvidoria e utilizar os relatórios produzidos pelos Serviços de Ouvidoria como ferramenta de gestão para as diversas Unidades de Saúde, Coordenadorias e demais Gestores da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

 

         A equipe da Ouvidoria Central SES/SP propôs alguns objetivos: redefinir as competências da Ouvidoria, suas atribuições, redes e subredes; criar e/ou adaptar um sistema de informação aos usuários; revisar as atividades funcionais com melhoria do controle e registro dos atendimentos, definir critérios para descrever e padronizar as manifestações, elaborar planos de ação, revisar processos internos, organogramas e fluxos e orientar como fazer gerenciamento dos dados.

 

            Para colocar em prática esses objetivos foi necessário determinar etapas para o desenvolvimento do trabalho. Iniciamos com a sensibilização dos servidores e atribuições da Ouvidoria, depois trabalhamos análise e implementação de um Sistema Informatizado e por fim monitoramento sistemático dos dados. Continuamente estamos trabalhando a sensibilização e os processos de trabalho e tratamento junto aos serviços de Ouvidoria/SAU.

 

           Muitas Unidades de Saúde que já iniciaram essa parceria de trabalho é possível observar e analisar a melhoria da qualidade dos resultados, como, agilidade no encaminhamento das manifestações, economia de material, rapidez na resposta e facilidade na elaboração de relatórios.

 

            O diagnóstico das Ouvidorias, as Capacitações e os Treinamentos são um processo contínuo que devem ser atualizados frequentemente e acompanhados pela Ouvidoria Central SES/SP.

 

           O intuito da reestruturação é formar redes com os serviços e Ouvidoria, onde o cidadão possa ser acolhido e orientado nas próprias Unidades. A Ouvidoria Central SES/SP seria um apoio a esses serviços de Ouvidoria, além de oferecer subsídios aos Gestores para que os mesmos possam reorganizar seus serviços, atendendo, sempre que possível, os anseios da população.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado