Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes

A A A Tamanho do texto

IPGG - Histórico da Atenção Farmacêutica 2007 a 2008

Em 2007, foi implantado o agendamento eletrônico para a consulta de Atenção Farmacêutica, sendo assim, o paciente passou a agendar a consulta com o farmacêutico, no setor de agendamento do IPGGJEM, desvinculado do setor da Farmácia. Nesta época a Assistência Farmacêutica foi incluída no programa de Farmácia Notificadora.

As farmacêuticas para serem inseridas nesse programa participaram de capacitação em farmacovigilância, curso esse promovido pelo Centro de Vigilância Sanitária e pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Desta forma o serviço de Atenção Farmacêutica tornou-se uma porta de entrada para a notificação de Reação Adversa a Medicamento e de queixa técnica.

Em janeiro de 2008, foi verificada a necessidade de ter um instrumento a fim de facilitar o encaminhamento para a Atenção Farmacêutica pela equipe multiprofissional, e assim indicar quais os riscos que o idoso apresenta em relação ao medicamento. Por esse motivo, foi desenvolvido a ficha de “critério de encaminhamento” com o objetivo de otimizar a seleção de pacientes para a realização do seguimento farmacoterapêutico e sistematizar a informação sobre o perfil do idoso atendido pela Atenção Farmacêutica.

Em setembro de 2008, começou a ser utilizado o terceiro Consenso de Granada, sendo implantado o Dáderweb, para vincular as informações com o Sistema Dáder. O DaderWeb é um sistema web online que incorpora várias utilidades (módulos) concebidas para apoiar, facilitar o trabalho e favorecer a comunicação dos farmacêuticos que realizam Seguimento Farmacoterapêutico.

A fim de padronizar as informações no Daderweb, os farmacêuticos do IPGG realizaram reuniões e discussões de caso, e assim iniciou o preenchimento do seguimento farmacoterapêutico no Dáderweb. Nesta época, abriu-se o campo de estágio em farmácia. Também, foi adotada a pesquisa de satisfação do paciente quanto ao atendimento prestado pelo serviço de Assistência Farmacêutica.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado