Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes

A A A Tamanho do texto

SES destaca atividades promovidas ao idoso em comemoração ao Dia dos Avós

Exercícios físicos, atividades lúdicas e aulas de prevenção a quedas marcaram a semana

 

| SES-SP

| 27/07/23

 

As unidades especializadas na atenção à Saúde do Idoso ligadas à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) realizaram diversas ações nesta quarta-feira (26), nos AMEs do Idoso Oeste e Sudeste, no Centro de Referência ao Idoso da Zona Norte (CRI-Norte) e no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia – José Ermírio de Moraes (IPGG), em comemoração ao Dia dos Avós. As unidades contaram com atividades especiais para avós e netos, como sessões de cinema, gincanas, danças, exercícios e aulas de prevenção de quedas. 

 

“A atividade física e a interação intergeracional são importantes para a manutenção da funcionalidade e autonomia dos idosos. Sendo assim, decidimos fazer uma caminhada e piquenique no Dia dos Avós”, afirma a Dra. Adriana Botonni, diretora do AME Idoso Oeste.  

 

A unidade, gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), realizou as atividades do Dia dos Avós no Parque da Água Branca, com o objetivo de estimular a atividade física ao ar livre. Além da caminhada e do piquenique, os pacientes fizeram uma apresentação de dança. O evento reuniu cerca de 100 pacientes e 20 parentes, acompanhados pela equipe multidisciplinar do AME, formada por uma profissional de educação física, médica geriatra, assistente social e duas enfermeiras. 

 

O Ame do Idoso Sudeste, também gerido pela SPDM, promoveu duas aulas de Yoga Cíclica para cerca de 50 pacientes e sessões de 20 minutos da terapia Reiki, que consiste em técnicas de imposição das mãos com o objetivo de alinhar a energia vital do corpo, para aproximadamente 15 idosos. Além destas atividades, os idosos que compõem o coral da unidade se apresentaram no Salão de Eventos, contribuindo com o clima de comemoração e entretendo pacientes e familiares. 

 

Na terça-feira (25), o IPGG realizou atividades focadas na alimentação saudável e na importância do exercício para a manutenção da saúde, além de aula de prevenção de quedas. O evento aconteceu em parceria com a pastoral do idoso nas dependências da ONG “Idade Mais Feliz”, localizada no bairro de Guaianazes, zona leste da Capital. Na quarta-feira (26), no Centro de Convivência da unidade, as celebrações contaram com música de violeiros, apresentação de um poema, aula de dança, gincana para avós e netos, além de orientações sobre quedas e de como manter a casa segura para os idosos. Houve sorteio de brindes para quem estava presente no encerramento. Durante o evento, ocorreram oficinas de artesanato, em que os participantes puderam fazer crochê, pintura em tecido, exercícios, bijuterias e biscuits.  

 

As quatro unidades ambulatoriais de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS), que constituem a estrutura de atenção especializada à Saúde do Idoso da SES, estão localizadas na Capital. O CRI-Norte está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 4301, e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes está localizado na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, em São Miguel Paulista. O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Oeste fica na Rua Roma, 466, e o AME Idoso Sudeste, na Rua Domingos de Morais, 1947.

 

Fonte: Coordenadoria de Controle de Doenças

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado