Humanização

A A A Tamanho do texto

Oficina de Humanização em Embu Guaçu: projeto do município para fortalecimento do cuidado em saúde

 

 

OFICINA DE HUMANIZAÇÃO EM EMBU GUAÇU: PROJETO DO MUNICÍPIO PARA FORTALECIMENTO DO CUIDADO EM SAÚDE

 

 

A Secretaria de Saúde de Embu Guaçu, em parceria com o Núcleo Técnico de Humanização da SES/SP (Articuladores de Humanização e Atenção Básica de Mananciais, Articulador de Humanização de Rota dos Bandeirantes), realizou a Oficina de Humanização em 01/09/2017 com trabalhadores da rede municipal.

 

A oficina compõe um dos espaços de um processo permanente de aproximação da gestão aos trabalhadores da saúde, reconhecendo práticas e colaborando para a produção de redes de atenção à saúde mais potentes.

 

Os atos de saúde podem adquirir processos de fixação e regularidades a partir de saberes tecnológicos definidos. Entretanto também podem se abrir para o mundo do usuário e suas necessidades de cuidado sobre a sua saúde e sobre a sua vida. Os atos de saúde estão misturados com disputas de expectativas, projetos, saberes, respostas entre gestores, trabalhadores e usuários. Assim, reconhecer que os atos de saúde pertencem a um campo em permanente disputa, significa considerar que o espaço relacional gestor-trabalhador-usuário necessita ser colocado em análise, também permanente.

 

Neste sentido, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, a Política Estadual de Humanização (SES/SP) e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde são propostas que podem produzir transformações nos processos de cuidado e de gestão em saúde. Políticas que apostam na mobilização de gestores e trabalhadores colocando o cotidiano em análise, produzindo experimentações e possíveis reinvenções de práticas de saúde com os usuários.  Essa é uma das apostas da Secretaria de Saúde de Embu Guaçu com apoio do NTH.

 

Link: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=223601211502402&id=213815689147621

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado