CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac"

A A A Tamanho do texto

Adapi confirma quinto caso de mormo

Adapi confirma quinto caso de mormo e animal será

sacrificado no interior do Piauí

 


Um novo cavalo foi diagnosticado com mormo em território piauiense. Desta vez em União, a 56 Km de Teresina. A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) confirmou a suspeita nesta terça-feira (1) [outubro/2019] e enviará equipe para sacrificar o animal nesta quarta-feira (2) [outubro/2019].



Na propriedade onde o cavalo foi diagnosticado, há outros 5 animais, que serão alvo de exames. Este será o quinto animal sacrificado com suspeita da doença.



"Foi confirmado. Amanhã (2) [outubro/2019] enviaremos equipe para o local onde já faremos a primeira coleta e enviaremos o material para o Lanagro em Recife, sendo negativo  para os 2 exames, os animais permanecerão vivos", explicou o diretor-geral da Adapi, Genilson Sobrinho.



Por se tratar de uma zoonose, pessoas que mantiveram contato direto com o animal serão encaminhadas para o Instituto De Doenças Tropicais Natan Portela.



Aproximadamente 100 animais estão sendo analisados com coleta de material em cinco estabelecimentos, incluindo uma clínica veterinária na Universidade Federal e uma ala de um parque de exposições de Teresina.



Fonte: Comunicado por: ProMED-Port http://promedmail.org/pt

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado