Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

Médica da União Europeia apresenta Sistema de Vigilância de países membros

 

Marion Muehlen, médica e coordenadora científica do Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças(ECDC) visita a Coordenadoria de Controle de Doenças para conhecer o sistema de vigilância aos agravos e riscos do Estado de São Paulo. Marion fez duas apresentações para os técnicos paulistas sobre os temas: o Sistema de Vigilância em países membros da União Europeia (UE) e Eventos de Massa, respectivamente nos dias 17 e 18 de janeiro. Foram destacados os sistemas da Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Eslováquia e Grécia e a articulação desses países com o ECDC. Também foi apresentado o EPIET (Programa Europeu de Formação em Epidemiologia de Intervenção), modelo similar ao brasileiro EpiSUS (Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS).

No segundo encontro, Marion apresentou as atividades do ECDC em grandes eventos realizados nos países membros da UE, dando como exemplo o trabalho realizado nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

O ECDC é uma agência da União Europeia criada em com o objetivo de reforçar as defesas da Europa contra as doenças infecciosas. Sua sede fica em Estocolmo, na Suécia.

 

Apresentações de Marion Muehlen

 

Vigilância e Controle de Doenças na UE

 

ECDC: atividades em grandes eventos

 

Protegendo a União Européia contra ameaças provenientes de doenças infecto-contagiosas - capacitação e treinamento

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado