Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

SECRETARIA DA SAÚDE E UNIVERSIDADE METODISTA, JUNTAS CONTRA A AIDS

A Coordenação Estadual DST/Aids-SP, em parceria com integrantes da agência Urbana da Universidade Metodista de São Paulo, elaborou uma campanha de incentivo a testagem voltada a Jovens Gays a ser lançada na abertura da Campanha Fique Sabendo 2016, no próximo dia 25 de novembro, 9 horas, no CRT DST/Aids-SP.

A Coordenação Estadual DST/Aids-SP, em parceria com integrantes da agência Urbana (7º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades) da Universidade Metodista de São Paulo, elaborou uma campanha de incentivo a testagem voltada a Jovens Gays a ser lançada na abertura da Campanha Fique Sabendo 2016, no próximo dia 25 de novembro, 9 horas, no CRT DST/Aids-SP (Rua Santa Cruz, 91, Vila Mariana).

A campanha conta com a participação do ator e produtor do projeto "Uma Vida Positiva" Rafael Bolacha e seus parceiros Renato Plotegher, Marcell Filgueiras e Tiago Marinho, integrantes do programa "Chá dos 5", veiculado no youtube desde fevereiro de 2015. O programa conta com mais de 26 mil inscritos e mais de 1 milhão e meio de visualizações. "Ficamos felizes com o convite dos estudantes da Metodista para participarmos da campanha. Foi ótimo acompanhar o processo de criação, o entusiasmo e cuidado em abordar essa temática tão importante", declara Bolacha.

Juliane Pianezzola, integrante da agência Urbana, conta como foi  produzir a campanha junto com os colegas. "Foi um projeto importante,  aprendemos muito. Tivemos que pesquisar a fundo sobre o tema,  nosso maior desafio e ao mesmo tempo  nosso objetivo foi  produzir um material leve, porém sem banalizar a aids. Mostramos que é melhor viver bem, sem o peso da dúvida", comenta.

Para o coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, Fernando Ferreira de Almeida, a parceria que teve início no ano passado, tem rendido bons frutos. "A parceria materializa o projeto do sétimo período do Curso que tem como objetivo trabalhar  os programas de comunicação em saúde na publicidade, com fundamentação teórica e técnicas pertinentes, em benefício da sociedade", declara.

Segundo Marco Antonio Cirillo, coordenador do projeto, a comunicação publicitária na saúde tem o propósito de promover a aplicação prática dos conhecimentos obtidos ao longo do curso.  "A parceria com o CRT DST/Aids-SP tem sido uma experiência valiosa para nossos alunos", declara.

Para Ivone de Paula, trata-se de uma iniciativa que traz benefícios a todos os envolvidos. "Os alunos entram em contato com demandas da área da saúde, aprendem a pensar e trabalhar conceitos complexos. Vender um produto é teoricamente mais simples do que sensibilizar as pessoas a adotar novas atitudes em sua vida sexual", observa. "O olhar e a linguagem dos alunos foi fundamental para dialogar com o público jovem, alvo de nossa campanha, em linguagem e formato atuais, que envolvem redes sociais e vários tipos de tecnologia", comenta.

As peças serão veiculadas no facebook e estarão disponíveis no site do CRT DST/Aids-SP para serviços de saúde que queiram reproduzir e imprimir os materiais.

Download dos banners:

Agradecemos imensamente aos integrantes da agência Urbana e aos professores envolvidos no projeto:

Alunos: André Gibin, Bruna Bricches, Giuliana Lazzuri Carvalho, Jackeline Atanazio dos Santos, Juliane de Moura Pianezzola, Natália Ferreira Valentin, Rebeca Maria Virgilio Lucio, Suellem Dorth Colonhese, Suellen Siqueira Alves, Tainara Angélica Arias

Professores: José Antônio Fardo, Marco Antônio Moraes, Ricardo Moreira, Dyonisio Moreno, Evandro Gallão, Kleber Carrilho, Reginaldo Fernandes, Rafael Puls, Roberto Malacrida, Lana Santos, Daniel Galindo, Márcio Guerreiro, Eduardo Magnani, Marco Antonio Cirillo (Coordenador do projeto). Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda: Fernando Ferreira de Almeida